7 Estratégias de Marketing Online Para Salões de Beleza

Estar com a agenda toda preenchida é o objetivo de qualquer dono de salão de beleza. Além de oferecer excelente atendimento, ótimos tratamentos e ambiente agradável, é necessário investir em estratégias de marketing para superar a concorrência.

Convidamos o consultor de marketing digital Gustavo Matera para nos revelar estratégias poderosas de marketing para salões de beleza.

Conheça 7 táticas de marketing online para atrair novos clientes e aumentar a frequência de retorno dos clientes ao seu salão de beleza.

1 – Crie Um Site Profissional

“A primeira impressão é a que fica.”

Estudos em psicologia confirmam que a primeira impressão é a que fica. Esse julgamento inicial formará uma primeira impressão que será imposta por muito tempo.

Você consegue imaginar qualquer empresa com um nível mínimo de profissionalismo que não tenha um site?

Eu também não.

Então, você precisa ter um site que cause uma ótima primeira impressão.

A criação de sites profissionais envolve:

  • Layout clean e atraente
  • Informações claras sobre os serviços oferecidos no salão
  • Informações precisas sobre o endereço do salão e os dados de contato
  • Site responsivo, ou seja, se adapta para telas de computadores e telas de smartphones

2 – Presença nas Redes Sociais

Hoje em dia é impossível falarmos de marketing online sem abordar as redes sociais.

Praticamente todo mundo que conhecemos tem um perfil ou “frequenta” alguma rede social.

Uma vez que o seu público-alvo está presente nas redes sociais, você precisa criar o perfil do seu salão de beleza nas redes mais relevantes para ele. Na minha opinião, possivelmente essas redes são o Instagram, Facebook e Pinterest.

Postar nas redes sociais deve fazer parte da sua rotina de marketing digital. Procure publicar algum conteúdo pelo menos uma vez ao dia.

Os temas de conteúdos que costumam fazer mais sucesso são: montagens de “antes e depois”, posts com promoções e novidades e depoimentos de clientes.

Para alcançar mais pessoas com os seus posts, você pode utilizar duas estratégias simples:

  • Stories – Os stories são muito bem vindos nas redes sociais, que costumam aumentar o alcance desse tipo de publicação.
  • Marcar as pessoas – marque os clientes nos seus posts, para que eles possam interagir com a publicação. Quanto mais comentários e curtidas tiver as suas publicações, mais elas serão promovidas pelas redes sociais para novas pessoas.

3 – Impulsionamento de Posts

Acelere o crescimento dos perfis nas redes sociais impulsionando seus posts.

O impulsionamento é o ato de você pagar para as redes sociais divulgarem as suas publicações.

Quando você impulsiona posts, eles são apresentados na timeline de pessoas que ainda não seguem o perfil ou página do seu salão nas redes sociais.

Com apenas R$ 10 você pode impulsionar posts e alcançar 1.000, 5.000 ou até mais de 10.000 pessoas, dependendo das configurações do seu anúncio e a concorrência de anunciantes.

Antes de impulsionar sua publicação, você poderá segmentar para quem você deseja que as suas publicações. Por exemplo:

  • Mulheres
  • De 16 a 60 anos
  • Num raio de 10 kilômetros ao redor do salão de beleza

Isso te permitirá acertar em cheio o seu público-alvo!

Uma boa estratégia para obter mais retorno sobre os seus investimentos em publicidade online é impulsionar apenas os posts que divulgam promoções ou novidades do seu salão.

4 – Google Meu Negócio

Jimmy Wales, um dos fundadores do Wikipedia, disse uma vez uma frase que ficou eternizada entre os profissionais de Marketing Digital:

Se não está no Google, é porque não existe.

O seu salão de beleza precisa estar no Google.

Para isso, um dos caminhos mais rápidos e menos explorados pelos seus concorrentes (acredite!) é o cadastro do seu estabelecimento no Google Meu Negócio.

Quando um estabelecimento comercial é cadastrado no GMN, ele passa a ser apresentado nos mapas do Google. E também, as suas informações passam a ser apresentadas nos primeiros resultados das pesquisas por aquele tipo de serviço local.

Google Meu Negócio Para Salões de Beleza

5 – Avaliações Online

Peça aos seus clientes que avaliem o seu salão de beleza no Google Meu Negócio e nas rede sociais.

Desta forma, quando outras pessoas pesquisarem sobre os serviços do salão de beleza, eles encontrarão avaliações reais. É quase como uma divulgação “boca a boca”, uma das formas mais persuasivas e eficientes de marketing.

Agradeça ou responda as avaliações que receber, para encorajar outras pessoas a interagirem também e para que os potenciais novos clientes percebam o cuidado que você tem com a sua marca.

6 – WhatsApp

Informe um número de WhatsApp para que seus clientes possam se relacionar com o seu salão de beleza.

Crie listas de transmissão com os contatos dos seus clientes e divulgue suas promoções e novidades diretamente nos seus celulares.

Para não correr riscos, ao final de cada comunicado ofereça a opção para que o cliente possa sair da sua lista de promoções. Para isso, basta escrever: “se não quiser receber nossas promoções e novidades, responda essa mensagem informando ‘Remover da Lista'”.

E quando receber uma resposta dessas, já sabe né? Remova o cliente da lista para não importuná-lo e para que ele não denuncie o seu número como spammer para o WhatsApp.

7 – Agendamento Online

Agenda Online para Salões de Beleza

Ofereça formas para que o seu cliente possa agendar os serviços do salão de beleza pelo seu smartphone.

O WhatsApp Business pode servir para isso.

Porém, existem algumas plataformas de agendamento online disponíveis no mercado, que são específicas para isso.

Elas podem ser integradas ao seu site, permitindo que os clientes agendem diretamente os serviços do seu salão, conforme a disponibilidade dos profissionais.

Além de oferecer comodidade, uma plataforma de agendamento oferece outras vantagens para os clientes, como a integração dos agendamentos dos serviços com as suas agendas no Google recebimento de lembretes, entre outros.

E para o dono do salão, esses softwares permitem acesso à agenda pelo celular a qualquer hora e em qualquer lugar e possibilidade de receber agendamentos mesmo quando o estabelecimento está fechado.

Consultoria de Marketing Digital

Gostou das nossas ideias de marketing digital para o seu salão de beleza?

Elas são bastante eficientes e podem oferecer resultados surpreendentes para o seu negócio.

Porém, sabemos que nem sempre é fácil conciliar novas tarefas de Marketing Digital com as rotinas que você já tem no seu salão.

Por isso, uma opção a considerar é a contratação de um consultor de marketing digital.