Você já deve ter ouvido falar que viajar enriquece a alma, e é verdade. É muito empolgante planejar uma viagem e sonhar com os lugares que queremos conhecer. Na hora de planejar, muitas coisas são importantes: hospedagem, passagens com o melhor preço, os passeios que você poderá fazer e é claro, fazer as malas. Agora, um detalhe que nem todo mundo dá importância, é justamente o seguro viagem. Este, é tão importante quanto a escolha dos demais.

O seguro viagem garante a você e sua família, proteção e tranquilidade durante a viagem, seja ela a trabalho ou a lazer. Ninguém quer machucar o pé durante uma caminhada apreciando a paisagem ou ter uma bagagem extraviada, mas infelizmente são coisas que podem acontecer, e ter um seguro viagem internacional em um momento como este já é considerado um grande alívio.

Bom, aqui você vai entender o que é um seguro viagem e em quais países é obrigatória a sua contratação. Então leia tudo e tire suas dúvidas!

O que é seguro viagem?

A finalidade do seguro viagem basicamente é servir como um plano de saúde durante o período em que estiver viajando. O seguro viagem tem cobertura para as despesas médicas e hospitalares em casos de doenças ou acidentes, além disso também cobre: assistência odontológica, assistência farmacêutica, extravio de bagagem, cancelamento de viagem, translado de corpo em casos de morte, entre outros.

Seguro viagem obrigatório

O seguro viagem pode ser obrigatório em alguns países, na grande maioria são países europeus, que são signatários do tratado de Schengen. E segundo o tratado, o seguro viagem é obrigatório para turistas, com cobertura mínima de 30 mil euros para despesas médicas e hospitalares nas situações de enfermidades e acidentes também.

O tratado de Schengen está vigente na grande parte dos países da união europeia, exceto Reino Unido e Irlanda que possuem suas próprias regras para entrada de estrangeiros. Fique de olho e pesquise para contratar um seguro que atenda a legislação vigente para o país que você vai viajar.

Os países do tratado de Schengen são: Noruega, Dinamarca, Polônia, Portugal, Alemanha, Bélgica, Estônia, República Tcheca, Finlândia, Franca, Grécia, Holanda, Hungria, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Islândia, Itália, Letônia, Áustria, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Suécia e Suíça. Outros países em breve também farão parte do tratado, são eles: Bulgária, Romênia, Croácia e Chipre.

Já na Austrália, o seguro viagem é obrigatório também, o governo australiano requer a contratação do Overseas Student Health Cover (OSHC) para intercambistas e isso dá direito ao estrangeiro utilizar do sistema público de saúde australiano a vontade.

Aqui na América Latina, Cuba e Venezuela, também fazem a exigência do seguro viagem e tem suas próprias normas vigentes.

Os Estados Unidos é um caso a parte, isso porque o país não obriga o seguro obrigatório para estrangeiros, porém a saúde no país tem um custo muito alto, o que pode comprometer absurdamente o seu orçamento, por isso se for para lá, contrate um seguro viagem e esteja protegido.

Como contratar um seguro viagem agora?

Contratar um seguro viagem é muito fácil e rápido. Dá para fazer isso aí mesmo na sua casa, pois na internet você já encontra diversas empresas que oferecem o seguro. Entre tantas opções o importante mesmo é pesquisar qual empresa oferece o melhor custo benefício seguro viagem e escolher um seguro que atenda as suas necessidades de viajante!